segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Meu celular básico agora é pré-histórico

Aqui em Londres todo mundo tem um "smartphone". Nos ônibus, metrôs, restaurantes, bares... as pessoas estão conectadas o tempo todo. E não que eu seja Maria-vai-com-as-outras, mas comecei a sentir necessidade de ter um celularzinho melhor do que o meu de 20 pounds que só faz, ou melhor, só recebe chamadas.

Primeiro eu comecei a namorar o IPhone, mas a vendedora da loja número 1 me disse que ele já está ultrapassado e me apresentou o Nokia97. Esse último tem o teclado acoplado e parece um mini laptop. Amei, mas continuei na pesquisa. O vendedor da loja número 2 me disse que o melhor para conexão na Internet não é nem o Nokia 97 e nem o Iphone, mas sim o Blackberry. Os três tem preço parecido e saem de graça em contrato de dois anos. Com 35 pounds por mês eu receberia em média 500 minutos de ligação, mensagens e acesso a Internet ilimitados.

Apesar de ser relativamente fácil e barato adquirir um desse telefones aqui em Londres, resolvi esperar. Quando o meu contrato acabar, daqui a dois anos, provavelmente esses telefones serão tão ultrapassados quanto o meu atual é hoje. Isso por causa do Google, que anunciou no início de Janeiro o Nexus One.

O vídeo demonstrativo do celular do Google é impressionante. É longo, mas vale a pena assistir. O Nexus One possui um sistema de busca que reconhece voz e foto. Por exemplo, em vez de acessar a página do Google e digitar a palavra ou frase, é só falar o que quer buscar normalmente no telefone. Ainda no vídeo, o apresentador tira foto de uma garrafa de vinho e em segundos o sistema de busca traz todas as informações sobre ela. Ele ainda comenta que em um futuro bastante próximo, será suficiente apontar o objeto para ativar o sistema de busca. Outra novidade do Nexus One é a capacidade de tradução imediata. A pessoa fala no telefone algo em uma língua e o telefone repete a frase na língua desejada. As escolas de idiomas que se cuidem!

O Nexus One está sendo vendido nos Estados Unidos através do site do Google por $ 529,00. Aqui em Londres o preço e data de lançamento ainda não foram definidos. Especula-se que o Google poderá distribuir os celulares gratuitamente e faturar nos anúncios. Aí vai outra sacada e revolução do Nexus One: o novo telefone tem uma função chamada "Near me Now", ou "Perto de Mim Agora", que busca restaurantes, lojas e tudo que a pessoa procurar e estiver por perto. Em troca do telefone de graça, a pessoa poderá ser bombardeada por anúncios como "Hei, você que está passando aqui perto, venha comer uma pizza que saiu do forno agora mesmo". Veja um vídeo sobre isso.

Enquanto o Nexus não chega aqui em Londres eu vou me virando com o meu celular super básico. Depois do Nexus, mais básico do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário